Notícias curtas

Com a reestruturação das freguesias forçada pela interversão da Comunidade Europeia no resgate a Portugal, a Freguesia de Zedes está neste momento numa fase bastante complicada da sua existência. Qual será o seu futuro?
Home Festas Festas em honra de Sta Bárbara 2011
20071001p.jpg

Designed by:
Festas em honra de Sta Bárbara 2011
Escrito por Aníbal Gonçalves   
Quinta, 18 Agosto 2011 23:10

2011fest01pNos dias 5, 6 e 7 de Agosto decorreram em Zedes, as tradicionais festas em honra de Stª Barbara. Foram três dias cheios de animação, com o calor a atingir temperaturas que convidavam a não fazer nada. Contrariamente aos dias, as noites estiveram bastante frescas, o que não impediu que o bar fizesse uma boa receita.

Estas festas são uma excelente oportunidade de encontro entre as famílias e até entre amigos. Este ano não foi exceção.

A freguesia de Zedes tem, como muitas aldeias do concelho, uma grande comunidade de emigrantes. Os seus locais de trabalho são principalmente a França, Alemanha e Suíça. Apesar da crise, este ano foram muitos os que vieram matar saudade da aldeia, dos familiares e amigos.

2011fest01p

2011fest01p

2011fest01p

2011fest01p

 

Para além da festa religiosa, concentrada no domingo, e das atividades desportivas, os arraiais nos três dias que durou a festa foram os pontos mais altos. Na sexta-feira o já mais que conhecido em Zedes, Mário Madeira, animou a noite com o seu ritmo acelerado de verão. O frio foi só mais uma motivação para a dança. No Domingo foi a festa religiosa que concentrou as atenções. A procissão, com bastantes andores, deu a tradicional volta à aldeia. A o percurso é longo e são poucos os que a cumprem na integra. Apesar do cansaço, a passagem pelo Vale e pelo Calvário, são momentos únicos, que convém saborear, enquanto duram. À noite ,foi o grupo Sons do Norte que animou a festa. Uns gostaram, outros nem tanto. Acho que há muito pouca diferença entre os grupos. Em três noites diferentes ouviu-se o mesmo ritmo, nas mesmas músicas. Ao fim do terceiro dia já se notava alguma falta de entusiasmo.

Não fiquei até à hora em que a cerveja passaria a ser vendida a metade do preço, mas a coisa prometia. Viveram-se em Zedes grandes momentos de alegria e boa disposição. No que me diz respeito, foi muito bom ter revisto pessoas com quem não falava à muito tempo.

Parabéns à comissão organizadora das festas.

 
20070211p.jpg
O que pensa de Zedes nos meses de Verão?
 
20070117p.jpg
Temos 5 visitantes em linha