Notícias curtas

Este sítio web dedicado é dedicado à Freguesia de Zedes, no concelho de Carrazeda de Ansiães. Visite também o Blogue sob a mesma  Freguesia  no seguinte endereço: http://zedes.blogspot.com/

Home Convívios Jantar convívio de frequentadores da página/fórum
20070521p.jpg

Designed by:
Jantar convívio de frequentadores da página/fórum
Escrito por Aníbal Gonçalves   
Segunda, 06 Agosto 2007 00:00

Um ano depois, a 6 de Agosto de 2007, realizou-se o 2.º Jantar convívio dos frequentadores da página/fórum. Esta é prova de que a Internet pode aproximar as pessoas e esta página é muito importante para aqueles que, longe, sentem necessidade de pontes que os liguem à sua terra. Mais pormenores.

Mais uma vez, e pelo segundo ano consecutivo fizemos um jantar convívio com frequentadores e amigos da página/fórum dedicado a Zedes. O desafio foi lançado pelo Ruca no ano passado e, pelo sucesso alcançado, achámos que seria de repetir e assim fizemos.
O local da concentração foi no Largo da Portela às sete da tarde. Lá foram chegando, a conta gotas, já quase completamente recuperados das noitadas dos últimos dias. O grupo dos mais jovens tinha decidido juntar-se e confraternizar noutro local. Gostávamos que nos acompanhassem, mas, a vontade de estar presente, tem que ser de cada um.
Pouco depois das sete e trinta, partimos em caravana, para a Quintinha do Manel, que já nos tinha acolhido no ano passado.
Treinámos a foto do grupo, com toda a gente alinhada e cara sorridente.
Depois de nos sentarmos à mesa, mais um grupo de zedenses veio juntar-se à festa.
Após degustarmos as entradas, serviram-nos um bom bacalhau, sempre acompanhado por vinho branco. Seguiu-se depois lombo de porco e vitela assados no forno, acompanhados com batatinhas.


Com os estômagos satisfeitos, deu-se asas à conversa. Falámos do fórum, das fotografias, das saudades da terra e do bem que sabe visitar diariamente uma janelinha que se abre directamente para Zedes. Se alguns ausentes sentiram as orelhas quentes, é porque falámos deles, de como gostaríamos que estivessem connosco.
Num momento mais melancólico ainda ensaiámos algumas canções dos tempos de infância de alguns de nós. Curiosamente, depois de tantos anos passados, a letra saía do baú da memória com grande facilidade.


Também falámos noutro formato a dar a encontros deste género. Porque não em Zedes? Porque não “motivar” a juventude a acompanhar-nos? Muitas são as hipóteses, basta que o entusiasmo se mantenha, porque nunca é demais passar mais umas horas junto dos amigos.
Depois da sobremesa, reuniu-se o grupo para uma foto final. Muita alegria, boa disposição e largo sorriso para a câmara. O grupo era constituído por 30 pessoas.
O mais novo (com pouco mais de ano) foi o único que não sorriu para a fotografia. Este ano havia “representantes” de Portugal, França, Luxemburgo e Suiça.
Ainda fomos até à Associação em Zedes, mas os afazeres e as viagens de alguns no dia seguinte, desfizeram, o grupo, pouco a pouco.

Pela minha parte agradeço a todos a sua presença (em especial ao José Félix e ao Joaquim Moreira que mais uma vez trataram com o restaurante). Espero que os presentes e os ausentes continuem a visitar a página e participem na medida das suas possibilidades. Farei os possíveis para corresponder e continuar a mostrar a nossa terra, tal como a vejo: pequena, bonita, cheia de recordações e razões para um regresso, mesmo que curto.

 
20070420p.jpg
O que pensa de Zedes nos meses de Verão?
 
20070420p.jpg
Temos 63 visitantes em linha