Notícias curtas

Com a reestruturação das freguesias forçada pela interversão da Comunidade Europeia no resgate a Portugal, a Freguesia de Zedes está neste momento numa fase bastante complicada da sua existência. Qual será o seu futuro?
Home Convívios Jantar convívio dos frequentadores do fórum
20070429p.jpg

Designed by:
Jantar convívio dos frequentadores do fórum
Escrito por Aníbal Gonçalves   
Segunda, 07 Agosto 2006 00:00

Um grupo de frequentadores do fórum e da página, decidiu juntar-se, pondo em evidencia o potencial que a Internet apresenta na aproximação dos zedenses espalhados pelo Mundo. Um iniciativa para repetir no futuro.



Realizou-se ontem, 07 de Agosto de 2006, o primeiro jantar convívio de frequentadores da página de Zedes e do Fórum da mesma. Este jantar resultou de contactos informais tidos durante os dias 5 e 6, no sentido de juntar os frequentadores mais assíduos numa confraternização presencial que aproxime ainda mais as pessoas. A organização esteve a cargo do Ruca, Zé Félix e Joaquim Moreira.

Às dezanove e trinta o grupo marcou presença em frente à associação de Zedes. Partimos em caravana (mais parecia um casamento!) em direcção à Quintinha do Manel em Carrazeda de Ansiães.

Depois de contabilizadas as desistências somámos 22 pessoas, miúdos e graúdos, o que é uma conquista considerável face ao tempo recorde com que foi organizado e à diversidade de origem dos presentes. Estiveram presentes representantes dos zedenses no Canadá, França, Suiça e como não podia deixar de ser em Portugal (incluindo Zedes!).

Este encontro não foi muito divulgado, é de supor que muitas outras pessoas gostariam de estar presentes, mas, ou porque não souberam, ou porque já tinham outros compromissos, tal não foi possível.

Os frequentadores mais assíduos do fórum foram lembrados e foi sentida a sua falta, no entanto, foi unânime a ideia de que este era apenas o primeiro jantar mas que muitos outros se seguiriam.

Fomos muito bem recebidos na Quintinha do Manel. O espaço estava todo por nossa conta o que permitiu algum à-vontade e privacidade. Depois de saborosas entradas seguiu-se um primeiro prato de bacalhau e depois um de carne. O vinho não faltou, ora tinto ora branco, mas sempre fresco porque a noite estava quente.

Falámos um pouco de tudo. Das conversas do fórum; da importância da página; do sentido que tinha para cada um de nós aquele espaço comum; nos ausentes que costumam marcar presença nesse espaço; nas ideias para um futuro encontro no próximo ano; da vida de luta que cada um trava em cantos opostos do mundo. Contaram-se anedotas, piadas (nem todas recomendadas a menores). Lembraram-se vivências de tempos idos, brincadeiras de juventude que nos perseguem onde quer que estejamos. Foram momentos de aproximação, de regresso ao passado de reencontro com as nossas origens. A alegria estampada nos rostos mostrava que este género de encontros são de repetir.

A sobremesa foi variada e a mim tocou-me um arroz doce que eu escolhi por ser pouco frequente. Estava muito saboroso.

Partimos em direcção à Associação de Zedes com o objectivo de terminarmos em tranquilidade e em casa a nossa alegre noite. A recepção na Associação não foi das melhores, não sei se pelo adiantado da hora (ainda não era meia noite) se pelo facto de não estarem habituados a verem tanta gente bem disposta junta.

Depois de uma bebida rápida terminámos a noite na garagem do Joaquim Moreira. Música de outros tempos acompanhada de bebidas da actualidade e de mais algumas recordações.

O balanço foi muito positivo e ficaram no ar várias hipóteses de repetição deste encontro no próximo ano.

A segunda-feira da festa parece uma boa data para este tipo de eventos, assunto de conversa é o que não falta e o encontro de pessoas que aparentemente nada têm umas com as outras mostrou que essa aparência é enganadora. Une-nos o gosto por Zedes. Alguns à distância, outros mais próximos, todos sentimos Zedes de uma forma especial, cada um à sua maneira, mas com vontade de partilhar esse sentimento com os outros.

Se as forças não nos faltarem, no próximo ano cá estaremos com novas iniciativas e contamos com todos.

Até lá…

Aníbal Gonçalves
07-08-2006

 
20070103p.jpg
O que pensa de Zedes nos meses de Verão?
 
20070327p.jpg
Temos 62 visitantes em linha