Notícias curtas

Com a reestruturação das freguesias forçada pela interversão da Comunidade Europeia no resgate a Portugal, a Freguesia de Zedes está neste momento numa fase bastante complicada da sua existência. Qual será o seu futuro?
Home Convívios Encontro 2009
20070311p.jpg

Designed by:
Encontro 2009
Escrito por Aníbal Gonçalves   
Quarta, 12 Agosto 2009 00:00

Realizou-se no dia 10 o 4.º Encontro de visitantes/simpatizantes da página web Descobrir Zedes. Depois dos 3 encontros realizados nos três anos anteriores, o jantar convívio já começa a fazer parte da agenda individual para estes dias de férias em Zedes. Mas, contrariamente aos convívios anteriores, optámos por ficar em Zedes, realizando outro tipo e convívio.


Contactados informalmente os participantes dos eventos anteriores e aquelas pessoas que normalmente anunciam as visitas, mais ou menos assíduas à Página Web, partimos na segunda-feira para a feira de Carrazeda com uma enorme lista de compras. Carne, pão, queijo, azeitonas, chouriço, tomates, azeitonas, melões, melancias, maçãs, sumo, vinho, água, isto para não falar de toalhas, guardanapos, pratos, copos, garfos, etc.
Deu-me a impressão que a ala feminina não “acreditou” verdadeiramente, mas o grupo masculino estava disposto a mostrar que (pelo menos num dia) também sabem fazer as coisas.


Ao longo da tarde providenciaram-se assadores, mesas, lenha e foi-se preparando o local do evento. Depois de alguma conversa, concordámos e realizar o encontro atrás da antiga escola primária, quer pela protecção do sol, quer pela protecção do vento, mas também porque dispúnhamos de água corrente e energia eléctrica, no caso de ser necessária, como veio a verificar-se. Pedimos informalmente autorização ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia, que anuiu imediatamente, autorizando total disponibilidade do espaço, incluindo o interior da sala, caso fosse necessário.
Pouco antes das dezanove horas acenderam-se os assadores, temperaram-se as carnes que se começaram a assar de imediato.
Entretanto, fez-se a salada, cortou-se o pão, salpicão e chouriço, já com a ajuda de um grupo de afoitas mulheres que não descuraram a sua participação na organização do evento.


Com tudo pronto, fez-se um compasso de espera para que todo o grupo se reunisse. Estávamos a contar com 70 pessoas, mas algumas acabaram por não comparecer, apesar de terem anunciado a sua vontade em estar presentes. Compareceram mais de 60 pessoas, o que fez deste 4.º Encontro o mais participado de sempre. Durante a espera, alguns aproveitaram o tempo para visitarem a sala de aulas. Foi um regresso ao passado. Nunca tinham ali voltado desde que terminaram a 4ªclasse.


Pouco depois das vinte horas começámos a comer. O queijo estava excelente e o pão e as azeitonas não estavam menos. Infelizmente a carne já não estava no ponto que pretendíamos devido à espera, mas rapidamente voltou para os grelhadores que ainda estavam com muitas brasas. Foi tempo de comer, conversar, beber, um verdadeiro convívio.


Já depois das dez da noite foi necessário arrumar tudo e, é claro, fazer contas. A despesa feita foi dividida pelos adultos presentes que pagaram 5€ cada. Os alimentos que não foram consumidos foram distribuídos por algumas pessoas mais carenciadas da aldeia.
Depois de tudo arrumado, tentei saber as opiniões de alguns dos presentes sobre o encontro. Fiquei satisfeito por verificar que o grupo alargado que mais se empenhou estava satisfeito com a forma como tudo decorreu mostrando alguns predilecção por este tipo de encontros em desfavor de uma mais calma refeição num restaurante qualquer.


Pela minha parte fiquei imensamente satisfeito. Mais uma vez o Zé e o Joaquim foram os pontos de apoio, mas foi grande o grupo de pessoas a colaborar, basta ver as fotografias. Foi interessante verificar como algumas pessoas não nascidas em Zedes, sem saberem falar português, se envolveram activamente na preparação e desenvolvimento deste encontro.
Estamos de parabéns.
Um abraço para os amigos que este ano não puderam comparecer.

 
20070102p.jpg
O que pensa de Zedes nos meses de Verão?
 
20070904p.jpg
Temos 62 visitantes em linha