Notícias curtas

Este sítio web dedicado é dedicado à Freguesia de Zedes, no concelho de Carrazeda de Ansiães. Visite também o Blogue sob a mesma  Freguesia  no seguinte endereço: http://zedes.blogspot.com/

Home
20070709p.jpg

Designed by:
Esta página web faz 10 anos! PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Aníbal Gonçalves   
Terça, 08 Abril 2008 00:00

A página na Internet sobre Zedes completou em Março 10 anos de existência! Em 10 anos, muita coisa mudou, incluindo a própria Internet. Felizmente cada vez mais pessoas a visitam, sabendo as novidades, ou simplesmente conhecendo Zedes, sem nunca lá terem estado. Eis um pouco destes 10 anos.

A página na Internet sobre Zedes completou em Março 10 anos de existência! Durante todos estes anos foi sofrendo diversas alterações, tal como a própria Internet, mas manteve-se sempre on-line.

Comecei a usar a Internet, mais concretamente o serviço de páginas conhecido por World Wide Web (ou simplesmente Web), em 1987. A primeira experiência que fiz na construção de páginas foi a página da escola onde eu trabalhava. Logo depois fiz a página da ACDZ. Nessa altura poucas eram as instituições que estavam representadas na Internet, assim como as autarquias, mas tudo se alterou nos anos seguintes.

No início a página era sobre a Associação Cultural e Desportiva de Zedes e manteve o endereço até hoje, embora nunca tenha sido uma ligação oficial. Nessa altura, eu vivia a 150 km de Zedes. Aproveitava sempre que visitava a aldeia para saber as novidades e actualizar a página na Internet. Além do contacto directo que tentei estabelecer com a associação, sonhei também com trabalhar em parceria com a escola de 1.ºciclo, onde foi instalada a Internet (uma linha RDIS!) nos anos seguintes. Os contactos por email com a escola também não tiveram resultados positivos.
A página esteve inicialmente alojada no servidor Terravista. Este servidor era gratuito, do estado, e permitiu um desenvolvimento espantoso de páginas em língua portuguesa. O estado vendeu o Terravista e este pouco mais tempo durou. Os conteúdos da página foram mudados, desta vez para o Bragançanet, onde se mantém até hoje, também gratuitamente, o que muito agradeço.
A qualidade da ligação melhorou, os filhos dos emigrantes levaram a Internet para casa e Zedes passou a ser uma palavra muito pesquisada, na ânsia de matar saudades da terra, da família, da infância, que estava distante. Vieram as câmaras digitais, capazes de tirar milhares de fotografias com pouca despesa, veio o livro de visitas (em 28/03/2000), o fórum (em 23/01/2006) onde todos podem deixar as suas opiniões. A página deixou de ser um ponto indistinto na Internet e passou a ser uma janela de onde se vê Zedes. Um ponto de encontro onde procuramos novidades, deixamos mensagens, às vezes desabafos. Construiu-se uma comunidade de amizade.
Além do jantar convívio realizado nos dois últimos anos, tentei já fazer um passeio pedestre no Dia Mundial do Ambiente e a edição de um Postal Ilustrado. Infelizmente as forças vivas da aldeia não reagem só com passividade, mas com desconfiança e resistência. As mudanças provocam sempre alguma resistência, mas só perde quem não evolui.
No início do ano de 2008 foi criado um Blogue que funciona em estreita ligação com a página. O Blogue permite que outras pessoas possam, desde que queiram, participar activamente escrevendo ou colocando fotografias directamente e com muita facilidade.
Tal como no momento em que começou, a página continua descomprometida e sem pretensões. Tudo farei para que o grupo de amigos que a visita assiduamente sinta orgulho em mostrar Zedes em qualquer lugar onde esteja. Dentro do que me for possível, continuarei a divulgar um pouco do que se vai passando e ao mesmo tempo passar para escrito muitas das vivências de outrora, que praticamente caíram em desuso. Tudo o mais, depende da vontade de quem se disponibilizar a ajudar a fazer mais e melhor.

10 anos em números

  • 53 540 Visitantes
  • 117 495 Páginas vistas
  • 1 764 Mensagens escritas no Fórum
  • 235 Mensagens no Livro de Visitas
  • 19 Entradas no Blog


Actualizado em Sexta, 23 Julho 2010 01:54