Notícias curtas

Este sítio web dedicado é dedicado à Freguesia de Zedes, no concelho de Carrazeda de Ansiães. Visite também o Blogue sob a mesma  Freguesia  no seguinte endereço: http://zedes.blogspot.com/

Home
20071115p.jpg

Designed by:
25 anos do "Saco Roto" - Mensagem de Pe. Fernando Calado Rodrigues PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por João Manuel Sampaio   
Domingo, 02 Agosto 2009 00:00

Caríssimos transmontanos reunidos em Zedes para celebrar os 25 anos do “Saco Roto”

"Na impossibilidade de estar presente, para convosco celebrar essa efeméride, dirijo a todos vós, estas breves palavras de saudação e estímulo para continuardes a promover iniciativas deste género.

Felicito a Associação Cultural e Desportiva de Zedes e a Junta de Freguesia pelas Semanas Culturais que têm organizando, tendo adquirido especial relevo a que promovestes há 25 anos. Foi essa iniciativa, que permitiu ao Senhor D. António Rafael, então bispo de Bragança – Miranda, expor uma das suas mais felizes intervenções sociopolíticas, colocando o dedo na ferida do desgoverno dos nossos governantes. Trás-os-Montes foi fortemente penalizado pela emigração, tendo perdido as suas populações mais jovens. Agora que essas gerações de emigrantes eram desafiados a colocarem no seu país o dinheiro que ganharam com o suor do seu rosto, em vez de ser utilizado para melhorar as condições de vida dos que cá ficaram, era aplicado no litoral.
Vinte e cinco anos depois verificamos que, esse desgoverno dos nossos políticos, fomentou a litoralização do país, continuando a sangria do interior e ampliando-se cada vez mais a assimetria entre o litoral e o interior.
Já era hora de se fazer justiça ao interior, em geral, e a Trás-os-Montes em particular. Durante séculos defendemos as nossas fronteiras e batemo-nos pela independência de Portugal. No período mais glorioso da nossa história, enchemos as naus portuguesas à conquista de Novos Mares. Vimo-nos obrigados a emigrar, à procura do pão e do trabalho que nos era negado no nosso país. Muitos dos nossos jovens partiram para os grandes centros e por lá singraram, contribuindo para o desenvolvimento do nosso país Está na hora de sermos compensados por tudo o que fizemos por Portugal e recompensados por tudo o que fizemos pelo país.
O Mensageiro continuará a dar voz às populações deste canto de Portugal, a denunciar o esquecimento a que temos sido votados e a lutar por um País mais harmónico e mais coeso, de Norte a Sul, do Litoral ao Interior.

Saudações cordiais.
Pe. Fernando Calado Rodrigues
Director do Mensageiro"

Mensagem do Sr. Pe. Fernando Calado Rodrigues,Director do Mensageiro, lida antes da conferência e após a abertura da exposição.

 

Actualizado em Sexta, 23 Julho 2010 01:48